Friday, August 20, 2010

Encerramento de Estabelecimentos de Ensino em Territórios Rurais




O encerramento de 700 estabelecimentos de ensino em territórios de baixa densidade está longe de ser uma boa noticia.

A redução crescente de serviços públicos nestes territórios catalisará o despovoamento em curso.

No entanto, a discussão tem estado centrada no nr de alunos por estabelecimento de ensino: 21 alunos
Poderemos considerar um nr elevado para justificar tal encerramento. Mas lamentavelmente, com a actual tendência decrescente de crianças nestes territórios, qualquer valor que se defina para justificar os “serviços mínimos”, será alcançado em poucos anos, revelando não ser esta a forma indicada para o combate ao problema do despovoamento.

Por isso, importa definir estratégias de repovoamento e compreender qual o caminho para as implementar.

No actual contexto económico, não será realista imaginar a ampliação do actual modelo de manutenção de habitantes em territórios rurais, sustentados em subsídios públicos.

Por outro lado, e numa perspectiva bem mais animadora, o território "interior" oferece importantes atrativos para a população metropolitana: Qualidade de vida social e económica; Conectividade fisica e digital.

O crescimento exponencial da economia online, onde pouco importa a localização física das empresas mas onde o factor preço assume uma importância central, será a alavanca desse repovoamento, segundo os autores do projecto Novos Povoadores.

Com menos custos de funcionamento e com melhores condições de vida para os seus trabalhadores, as empresas tenderão a rasgar um trilho que as conduzirá para o território que importa repovoar.
Com isso, recuperaremos a desejada vida nestes territórios e catalisaremos emprego onde este assume uma importância estratégica para o reequilíbrio territorial de Portugal.

No comments:

Post a Comment